segunda-feira

FINAL PARA SE RECORDAR=CAMPEONATO CARIOCA 1983

O Carioca de 1983
O torneio de 1983, foi disputado por 12 equipes, no sistema de turno e returno, jogando todos entre si.
O tricolor trouxe do Sul alguns reforços: o meio campo Leomir, trocado por Lela, o ponta esquerda Carlos Alberto - Tato -, assim como o meio campo Jandir e o lateral esquerdo Branco, os 3 últimos do Internacional de Porto Alegre.
O ponta direita Gilcimar foi trocado pelo zagueiro Duílio.
Robertinho - ponta direita - foi vendido ao Flamengo por Cr$ 80 milhões e o Flu ainda recebeu Wilsinho na venda, jogador da mesma posição.
Paulo Goulart, campeão carioca em 1980, pedia para deixar o clube por ter se tornado reserva de Paulo Vitor, e o ponta esquerda Paulinho, revelação da equipe de juniores, era incorporado ao elenco de profissionais.
No final do mês de abril, era inaugurado com grande churrasco, o Vale das Laranjeiras, em Xerém. Seria o local para treinamento e concentração das equipes de base do Fluminense e que futuramente serviria para a construção de um estádio de médio porte, segundo dizia o presidente Silvio Kelly.

Um grupo de associados do clube mostravam-se dispostos a reforçar a equipe com a compra de jogadores.
No dia 29 de junho, o Jornal dos Sports anunciava em sua manchete a chegada da dupla Assis e Washington no aeroporto do Galeão, contratados junto ao Atlético Paranaense por Cr$ 130 milhões, mais os passes de Cândido, Cristóvão e Zezé Gomes.
Em dezembro de 1983, um novo presidente já estava praticamente eleito: Manoel Schwartz.
A equipe tricolor começou a ser montada ainda na Copa do Brasil - atual Brasileiro -, mas o 20º lugar obtido, tornou o Fluminense um candidato de pouca expressão segundo a mídia.
O Flamengo perdia seu principal jogador, ao vender Zico para a Udinese ( Itália ), por 4 milhões de dólares.
Apesar de não ser o favorito, o tricolor sagrou-se Campeão da Taça Guanabara, dirigido por Cláudio Garcia, antigo jogador tricolor.
Como o rubro-negro tinha feito no 1º turno uma péssima campanha, chegando na sexta colocação, desesperados, os dirigentes ofereceram uma excelente proposta a Cláudio Garcia, que abandonou o comando técnico do clube das Laranjeiras, aceitando a proposta do Flamengo.
José Luís Carboni foi contratado e assumiu, como técnico, o Fluminense Football Club.
O Bangu montou um bom time, e sob a batuta do veterano Moisés - ex-zagueiro -, teve boa participação no torneio.
As finais foram disputadas pelo Fluminense, vencedor da Taça Guanabara ( turno ), Flamengo, vencedor da Taça Rio ( returno ) e pelo Bangu que somou o maior número de pontos.
Os 3 decidiram o certame em um triangular em turno único. O Fluminense foi o campeão, tendo na primeira partida empatado com o Bangu e na segunda, com um gol de Assis aos 45 minutos do segundo tempo, os rubro-negros. Os jogadores tricolores ofereceram o título a Cláudio Garcia ( ex-técnico do Flu ) e que encontrava-se dirigindo o adversário ( Fla ). Era o velho ditado, "quem ri por último, ri melhor".
O Fluminense sagrou-se campeão sem ir a campo, pois ao encerrar sua participação após a vitória de 1 x 0 sobre o Flamengo, aguardava o resultado da partida Flamengo e Bangu. Caso vencesse, o time de Moça Bonita ainda teria chance e seria disputada uma partida extra contra o tricolor.
Com a vitória do Flamengo sobre o Bangu por 2 x 0, o Fluminense Football Club foi declarado campeão.
FONTE=SITE OFICIAL DO FLUMINENSE.
E digo mais esse Fla x Flu será lembrado para sempre ali se deu o inicio do tri campeonato em cima do maior rival uma situação que poucas conseguem.
 A final do carioca de 1983 está na historia do Fluminense e do Flamengo também, para ele isso é motivo de vergonha até hoje.
 Esse jogo foi emocionante o gol do título no final digno de um verdadeiro Fla x Flu,e haverá outros porque do jeito em que o Fluminense está alguém terá que ser vice.
 Quando converso com tricolores que acompanharam a final de 1983 eles dizem que o jogo não foi fácil foi bem corrido com muitas emoções de ambos os lados e que os dois times estavam dedicados a vitória.
 Mas o Fluminense se sagrou campeão e começou ali uma historia épica em cima de seu principal rival, um rival que já está acostumado em dar vexame contra nós  oitenta e três , oitenta e quatro  ,oitente e cinco noventa e cinco entre outros, parabéns Fluminense Aldo - Duílio - Ricardo Gomes - Jandir - Branco e Paulo Vitor. Agachados: Leomir - Washington - Delei - Assis e Paulinho.
                                                           O VIDEO DO FINAL DO JOGO.

-----------------------------------------------------------------------------------------

                                              ★  ★
          FLUMINENSE FOOTBALL CLUB
                      Sou Tricolor de Coração sou do clube tantas vezes campeão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário