quarta-feira

FINAL PARA SE RECORDAR=CAMPEONATO CARIOCA 1984


O Carioca de 1984 ( Bicampeonato )
O torneio de 1984 foi também disputado por 12 equipes, nos mesmos moldes de 83, com turno e returno, jogando todos entre si.
O Fluminense contratava o zagueiro Vica, de 22 anos, a Ferroviária e o lateral direito Getúlio, junto ao São Paulo. Eram os primeiros reforços.
A grande contratação tricolor concretizou-se no dia 9 de março. O paraguaio Romerito chegava ao Rio de Janeiro, como o grande reforço para a temporada 84, comprado ao New York Cosmos.
O jogador veio para o Fluminense sem o clube gastar um tostão, tendo ficado acertado alguns amistosos nos EUA para o pagamento do passe.
Era também integrado ao elenco o meio-campo Renê, vindo do Inter de Porto Alegre, por empréstimo.
Romerito estreou no Fluminense no dia 8 de abril, em partida pela Copa do Brasil ( atual Campeonato Brasileiro ), contra o Santo André, no Maracanã com a presença de 23.231 pagantes.
Uma notícia triste era divulgada, a morte no dia 7 de julho, de Elba de Pádua Lima ( Tim ), aos 69 anos de idade, chamado em sua época áurea de "El Peon".
O tricolor havia conquistado brilhantemente a Copa do Brasil ( Brasileiro ), tendo as finais sido disputadas pelos cariocas Fluminense e Vasco da Gama.
Essa conquista trouxe ao tricolor vários problemas de renovação de contrato, principalmente de Assis e Washington devido a valorização de seus passes. Depois de várias reuniões, acabaram renovando.
Em julho, nosso clube emprestava Wilsinho ( importante jogador na conquista do brasileiro ) e Zezé Gomes ao Pohang, da Coréia do Sul, onde disputariam o 1º campeonato da Liga daquele país. Em troca vieram para o tricolor 2 treinadores coreanos ligados ao esporte amador ( vôlei ).
A equipe principal utilizava o Vale das Laranjeiras ( Xerém ) para seus treinamentos, devido a reformas no gramado de Álvaro Chaves.
Em agosto, o time principal fazia excursão a Europa, onde obteve bons resultados. Venceu o Áscoli ( Itália ) por 2 x 0; participou do Torneio de Udine, onde derrotou o poderoso Milan por 2 x 0 e, na partida final, foi derrotado pelo Colônia ( Alemanha ) por 4 x 1.
Na despedida da Itália ainda vencemos o Spal por 3 x 2 e empatamos como Pisa em 0 x 0.
Em excursão a Coréia do Sul, o tricolor participou do Torneio de Seul, realizado para a inauguração do Estádio Olímpico de Seul, onde seriam realizados os Jogos Olímpicos de 88, tendo se sagrado campeão e trazendo uma bonita taça que encontra-se em nossa sala de troféus.
Os dirigentes eram alvo de críticas dos jogadores pelo excesso de jogos e pela excursão, deixando de lado a disputa do campeonato estadual.
Ainda em agosto, a imprensa noticiava problemas estruturais nas vigas de sustentação das marquises do Maracanã, o que motivou a redução na carga de ingressos disponíveis para os jogos do campeonato carioca.
Outro fato de relevância foi a visita de uma delegação tricolor, chefiada por Manoel Schwartz, ao presidente João Figueiredo ( tricolor convicto ) em Brasília, quando foi entregue ao Chefe de Estado uma faixa de campeão brasileiro e uma medalha de ouro comemorativa a conquista.
Essa visita gerou grandes críticas na imprensa carioca. Alguns jogadores ofereceram uma camisa autografada ao então presidenciável Paulo Maluf.
Por motivos políticos internos do clube, no dia 16 de abril, Carlos Alberto Parreira substituía Carboni no comando técnico da equipe.
Parreira, após a conquista do Campeonato Brasileiro, recebeu proposta irrecusável do futebol árabe ( Emirados ), cedendo seu lugar a Luís Henrique. Este último, após a derrota para o Flamengo na decisão da Taça Guanabara, por forte pressão da torcida e dos dirigentes, pediu demissão do cargo.
Finalmente, Carlos Alberto Torres assumiu o comando técnico tricolor, tendo inclusive participado já como técnico da equipe, da excursão a Seul.
Por ter conquistado o Brasileiro, o time de Laranjeiras era o franco favorito, manteve o elenco campeão e ainda se reforçou com a chegada de Romerito.
O Flamengo venceu a Taça Guanbara ( turno ), o Vasco a Taça Rio ( returno ) e o Fluminense somou o maior número de pontos na competição.
O campeonato, como em 83, foi decidido num triangular.
Nosso tricolor, após as excursões e comandado por Carlos Alberto Torres, finalmente passou a dedicar-se ao estadual e acabou ficando provado, quem possuía o melhor time do Rio.
A conquista se deu em cima de seu eterno rival, o rubro-negro, e em condições similares as de 1983, com um gol de Assis, no fim do jogo, e na mesma baliza, à direita das cabines de rádio do Maracanã.
O Fluminense Football Club tornava-se Bicampeão Carioca
FONTE SITE OFICIAL DO FLUMINENSE.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                        ★  ★
          FLUMINENSE FOOTBALL CLUB
                      Sou Tricolor de Coração,sou do clube tantas vezes campeão.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário