quinta-feira

FINAL PARA SE RECORDAR=CAMPEONATO CARIOCA 1985


Novamente a fórmula de disputa dos dois campeonatos anteriores se repetia. Foi disputado por 12 equipes, com turno e returno, jogando todos entre si. Estariam classificados para as finais os vencedores de turno e mais a equipe que obtivesse o maior número de pontos em toda a competição.
O tricolor manteve como base, o elenco bicampeão de 1984 e era um dos favoritos a conquista do título, apesar das boas equipes montadas pelo Flamengo e pelo Bangu.
Foi em 1985 que revelou-se no Vasco da Gama, um baixinho de nome Romário e que foi efetivado na equipe titular cruzmaltina, pelo técnico Antônio Lopes, após marcar 3 gols na vitória do clube pelo placar de 7 x 1 sobre a equipe do Olaria.
Vindo de sua passagem pelo futebol italiano, Zico voltava ao Flamengo e seria uma grande força para sua equipe caso não lhe acontecesse a grave contusão em seu joelho. No jogo do dia 29 de agosto, contra o Bangu, Zico sofreu violenta entrada do zagueiro Márcio Nunes,lesionando seu joelho esquerdo o que gerou a necessidade da realização de 3 cirurgias devido a ruptura de ligamentos.
Uma crise estourava nas Laranjeiras, quando o então presidente Manoel Schwartz, liberava o ídolo da equipe Romerito para a seleção paraguaia, a fim de ajudar seu país na fase de respecagem para a Copa de 1986. Sem consultar outros dirigentes, Schwartz liberou-o, em detrimento do campeonato estadual que entrava em sua fase decisiva. Tal atitude provocou protestos de Antônio Castro Gil, José Carlos Vilela e Carlos Eugênio Lopes, que ameaçaram pedir demissão.
Realmente Romerito acabou liberado e ficava a maior parte do tempo em viagens Rio-Assunção, fora de várias partidas do campeonato.
Os jogadores tricolores prometiam: desunião fora, união dentro de campo.
Outra grande baixa inesperada da equipe, ocorreu no dia 13 de novembro, quando no jogo contra o Bangu, Assis sofreu forte entorse em seu joelho e que o levou a cirurgia por lesão dos meniscos, ficando o "Carrasco rubro-negro" afastado do resto do campeonato.
O Fluminense acabou campeão do primeiro turno ( Taça Guanabara ) credenciando-se a disputa das finais do campeonato.
Já sem Assis e Romerito, que ia e vinha do Paraguai, nova baixa ocorreu. O lateral direito Aldo sofria, neste mesmo jogo contra a equipe de Campos Sales, fratura da tíbia esquerda, e que o afastaria dos gramados por aproximadamente 5 meses.
Parecia que o tricampeonato não queria vir para Laranjeiras.
Com esta derrota, o Bangu também se colocava antecipadamente na decisão do campeonato, por somar o maior número de pontos, junto com o Fluminense. O regulamento previa que se dois times terminassem empatados por este critério, iria para as finais aquele que não tivesse sido campeão de turno.
Pelo adiamento, devido as fortes chuvas, da partida decisiva da Taça Rio entre Flamengo e Bangu, o Fluminense divulgava no dia 5 de dezembro, nota de repúdio e desconfiança ao Presidente da FFERJ, Eduardo Viana.
O Flamengo acabou vencedor do returno, Taça Rio, indo então 3 equipes para as finais do campeonato.
Já antes das finais, Moisés técnico do Bangu, ironizava o bicampeão carioca: O Flu é o mais fraco dos 3.
Após sorteio realizado na FFERJ, o triangular final foi iniciado com o Fla x Flu, que terminou em 1 x 1. No segundo jogo, o Bangu derrotava o Flamengo pelo placar de 2 x 1.
O jogo final, como ficou determinado no sorteio, foi realizado numa quarta-feira a noite, no dia 18 de dezembro, às 21:30 h.
Castor de Andrade, ligado ao Bangu, ainda quiz alterar sua data. O grande Manoel Schwartz, devido ao acordo firmado, não abria mão do combinado durante o sorteio. Era represália ao dirigente banguense, pelo jogo transferido na final da Taça Rio, além dos jogadores tricolores negarem-se a jogar devido as férias.
Os dirigentes tricolores, devido ao violento time do Bangu, colocou os 17 atletas relacionados pelo técnico para o jogo no seguro ( por incapacidade definitiva ou temporária ), pelo valor de Cr$ 500 milhões, para cada jogador, por um período de 24 horas.
O Fluminense Football Club disputaria a final em busca do tricampeonato e o Bangu de seu terceiro título estadual.
Em campo, venceu o tricolor pelo placar de 2 x 1, apesar dos protestos e agressões que ocorreram no final da partida, contra o árbitro José Roberto Wright, que não teria marcado um pênalti de Vica sobre Cláudio Adão aos 45 minutos do segundo tempo, o Bangu jogava pelo empate.
Wright disse em entrevistas que estava de costas para o lance, pois já tinha dado a partida como encerrada.
Nosso tricolor tornava-se Tricampeão Carioca, o terceiro de sua história e o primeiro da era Maracanã.
FONTE=SITE OFICIAL DO FLUMINENSE.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                        ★  ★
          FLUMINENSE FOOTBALL CLUB
                      Sou Tricolor de Coração,sou do clube tantas vezes campeão

Nenhum comentário:

Postar um comentário